Porque Velejar | Porque um Dingue | Histórico do Dingue   

 Home > Jaibe

leia antes de prosseguir

Jaibe

    Fazer um Jaibe, é fazer com que o veleiro vire o lado que está recebendo o vento. Você virará o veleiro até a retranca trocar de lado. Efetuar um bordo, é muito mais fácil e seguro que um Jaibe, especialmente em ventos fortes, mas o Jaibe, é uma manobra extremamente importante quando estiver velejando com um destino de mesma direção que o vento. Para fazer um bordo, você precisa virar no mínimo 90º, ao contrário do Jaibe que você pode realizá-lo com poucos graus.

Jaibe

1 - Antes do Jaibe: o timoneiro e a tripulação são responsáveis por checar se estão em posição de efetuar o Jaibe com segurança, por exemplo livres de tráfego ou obstáculos.

2 - Comunicação: o timoneiro deve avisar que vai dar o Jaibe, enquanto já define o novo rumo que tomará após o Jaibe

3 - Iniciando o Jaibe: o timoneiro vai comandando o leme para efetuar a curva para o lado escolhido para o Jaibe.

4 - Durante o Jaibe: a tripulação aguarda a retranca começar a trocar de lado e se prepara para também trocarem de lado. Deve-se ter muita atenção a partir desta hora até o fim do Jaibe, para evitar acidentes. A tripulação se prepara para a troca de lado.

5 - Durante o Jaibe, parte 2: a retranca passará pela direção do vento, quase não panejando no ponto zero, indo pelo embalo para o lado oposto. Você perceberá uma aceleração do veleiro, assim que a vela inflar do lado oposto. A tripulação já deve estar trocando de lado. Dê uma puxada forte no cabo da escota, para evitar que ele se enrosque na popa do veleiro.

6 - Durante o Jaibe parte 3: o timoneiro vai alinhando o veleiro para o novo rumo. A tripulação finaliza a troca de lado.

7 - Durante o Jaibe parte 4: o timoneiro, com o leme alinhado, troca de mão no leme e cabo escota. Caso necessário, volte a fazer escora.

8 - Jaibe finalizado: você deve estar navegando para o rumo escolhido e com o leme alinhado.

Belo desenho com a sequência de um Jaibe, mostrando bem o trabalho da tripulação.

foto retirado do site www.ufrjmar.ufrj.br

 

       
  © 2009 Aprendendo a Velejar | O aprendiz de marinheiro | Termos de Uso | Downloads | Links | Livro de visitas | Contato