Porque Velejar | Porque um Dingue | Histórico do Dingue   

 Home > Diversos > Manutenções que fiz em meu veleiro Dingue > A cirurgia contra "muitos riscos"

leia antes de prosseguir

como retirar riscos do casco do seu veleiro: "a cirurgia muitos riscos"

    O paciente chegou todo molhado, estava se preparando para receber um polimento, logo após um banho demorado e foi detectado sintomas de "muitos riscos" no casco dele, os parentes, que acudiram o paciente, estavam todos ao lado dele, com aquele ar esbugalhado de medo do que poderia acontecer...  Chamado o Doutor, ele chegou depois de longos minutos para examinar o paciente, apalpa, alisa, dá toquinhos no casco dele, faz um exame em caráter emergencial "bio-dedo-unha-detecta-riscos" e ai...  para com aquele olhar pensativo... passam-se alguns segundos que parecem dias e atira sem dó: "senhores, teremos que operar!". O tempo para! os parentes se entreolham...  "mas... Doutor?!! o senhor tem certeza que é a única solução??" e com um olhar derradeiro e confiante, o Doutor determina: "SIM, é o melhor que podemos fazer para o paciente"

    Inicia-se aquela seção de perguntas dos parentes, como será? quanto tempo levará a cirurgia?  quanto tempo para se recuperar?  ficará 100%? etc...

    Foi marcado a cirurgia para daqui a 15 minutos, o caso era urgente, somente o tempo do Doutor tomar mais um gole de cerveja para se refrescar, mandar buscar o material que iria  utilizar na loja de tintas mais próxima, pegar equipamentos diversos e preparar a sala de cirurgia.

a cirurgia do "Sonho Meu"...  um Dingue Holos 2002

diagnóstico:

- "muitos riscos", sintoma detectado em alguns cascos de veleiros, principalmente os muito usados, provocados normalmente por "esfregação" em algo mais duro que o casco.

O que usar na cirurgia:

- massa de polir

- estopa

- 1 lixa d'água 600

- 2 lixa d'água 1200

Custo:

- aproximadamente R$ 12,00, que foi o custo das lixas, já que o restante já estava incluído no custo da lavagem/polimento.

 

Doutor fazendo o exame "bio-dedo-unha-detecta-riscos" um pouco antes da cirurgia, um exame muito importante para detectar a profundidade dos riscos e dar encaminhamento na cirurgia!!

preparando a sala de cirurgia e escolhendo o material que irá utilizar.

- utilizei inicialmente uma lixa d'água 600 e na sequência uma lixa d'água 1200.

cirurgia em andamento, parentes todos sem respirar, aguardam ansiosamente noticias do paciente.

- fui passando a lixa, sem muita pressão, sempre em círculos, sempre tentando quebrar o sentido que estavam os riscos.

Doutor refazendo o exame "bio-dedo-unha-detecta-riscos" durante a cirurgia.

- repeti o processo inúmeras vezes, sempre aos poucos e sem pressa.

Resultado final:

- Doutor ficou muito satisfeito, o sintoma de "muitos riscos" estava controlado, ele classificou como muito bom o resultado final.

- o paciente passa bem.

- o paciente recebeu uma bronca contra "esfregações" em coisas mais duras que o seu casco, com objetivo de prevenir outra crise de "muitos riscos".

- a família ficou feliz e até agora estão bebemorando o desfecho do caso.

Lavagem Técnica parte 1

o polimento como acabamento final

Atenção:

- leiam os detalhes de todo o procedimento cirúrgico antes de tirarem conclusões.

- façam cirurgias por conta e risco, não posso garantir resultados para todos os pacientes, porque se você exagerar no polimento, pode retirar a pintura Gel Coat do casco do seu veleiro e danificá-lo com uma mancha para sempre.

 

       
  © 2009 Aprendendo a Velejar | O aprendiz de marinheiro | Termos de Uso | Downloads | Links | Livro de visitas | Contato