Porque Velejar | Porque um Dingue | Histórico do Dingue   

 Home > Diversos > Manutenções que fiz em meu veleiro Dingue > Trocando o suporte do Leme

leia antes de prosseguir

Trocando o suporte do leme   

Xiii..... Quebrou!!!  em uma de minhas velejadas, quebrou o suporte do leme, sorte que tinha um amigo velejando ao meu lado, que viu o suporte quebrado e me alertou...  o leme tinha ficado pesado e estranho, mas não tinha imaginado que era o suporte dele quebrado...  Ele não saiu por completo, e na manha, velejando forçando o mínimo possível, consegui retornar para o Clube CDMI, na represa de Guarapiranga.

Segundo conversa posterior, um dos motivos que podem ter levado a quebra o suporte,  é velejar sozinho e não conseguir escorar o suficiente, e com isto forçar o leme + suportes. Também tem o stress do material por tempo de uso, que é de plástico e com o tempo resseca e fica com tendência quebradiça.

trocando o suporte do leme

apesar de não ter conseguido uma boa foto, ai está ele quebrado, ainda instalado no veleiro. 

Material utilizado:

- novo suporte superior de leme.

- 4 parafusos de inox com arruelas e porcas, tamanho 5/16" x 2".

- tubo de silicone neutro, cor branca.

Custo: ? (em fase de cálculo)

Ferramentas utilizadas:

- chave de fenda

- alicate

- chave de boca

- estilete

- aplicador de silicone

ele já fora do barco, veja que somente um dos lados foi quebrado, e com muita na manha, calma e paciência retornei ao clube.

para desmontar, foi só abrir a janela de inspeção, segurar a porca por dentro do barco com um alicate e desparafusar externamente com uma chave de fenda. Tudo muito fácil e sem necessidade de ferramentas especiais.

aqui o excesso do silicone, da instalação anterior, que limpei com  um estilete.

aqui já o novo suporte, com "silicone neutro branco", pronto para ser instalado.

Dica: de preferência para sempre utilizar "silicone neutro" e não o "silicone acético" que é o que se mais vende por ai. O tipo acético, tem na fórmula solvente, que não casa bem com fibra de vidro. A diferença de preço compensa por usar o produto de melhor qualidade.

aproveitei e troquei os parafusos de fenda por sextavados de inox, pessoalmente prefiro eles por serem mais fáceis de apertar, o que fiz utilizando um alicate e uma chave de boca 5/16".

Dicas:

- sempre use porca, tanto por fora como por dentro, elas aumentam a área de contato e dividem melhor as forças que irão agir entre casco + suporte + parafusos com porcas.

- inicialmente cheque os parafusos sem dar o torque final e ai vá cruzando eles e apertando aos poucos, com isto espera-se apertar a peça inteira como um todo e por igual.

remova o excesso de silicone, deixe secar e está pronto para velejar novamente.

 

       
  © 2009 Aprendendo a Velejar | O aprendiz de marinheiro | Termos de Uso | Downloads | Links | Livro de visitas | Contato