Porque Velejar | Porque um Dingue | Histórico do Dingue   

 Home > Regatas > Como acontece uma Regata da Classe Dingue

leia antes de prosseguir

Como acontece uma Regata da Classe Dingue

 

Aqui contarei a história que ouvi, quando fiz está pergunta:

- existe um convite para a regata, se tem o local, percurso, data em que ela se realizara e detalhes de onde fazer a inscrição. Também pode conter algumas regras especificas para esta regata.

- na hora da regata, você deve comparecer na raia determinada, onde existirá o barco da "Comissão de Regata" (CR) que em seu alinhamento com uma bóia, é a linha imaginária de largada

- Podemos definir que uma regata tem cinco fases: largada, contra-vento (etapa na qual os barcos rumam em direção à bóia de marcação), través (manobra de mudança de direção contornando a bóia), popa (parte do percurso em que os barcos buscam o local de chegada da regata) e chegada.

- no barco da CR (Comissão de Regata), tem várias bandeiras, que serão utilizadas durante a regata, e cada uma tem um significado, você terá que aprender pelo menos o básico delas.

exemplo de percurso de uma regata

retirado do site http://www.mar.mil.br

- ali na hora, não tem que se apresentar, assinar qualquer sumula, ou qualquer outro detalhe burocrático, você vai  lá e simplesmente corre a regata.

- a sequência de partida começa com o levantamento bandeira da classe e inicia uma contagem regressiva de 5 minutos para a largada

- a 4 minutos da partida, se levanta a bandeira Papa, normalmente com um sinal sonoro. A partir deste instante, se considera "em regata", valendo todas as regras de passagem entre outras que regem uma regata.

- a 1 minuto da partida, se abaixa a bandeira Papa

- a Zero minutos, se abaixa a bandeira da classe com um sinal sonoro. O detalhe que após baixar a bandeira da classe, se por ventura o equipamento de sinal sonoro falhar, a largada é considerada válida, é a bandeira que manda na largada, sendo o sinal sonoro um aviso extra, que foi dado a largada.

- faz-se o percurso, que pode até ter mais de uma volta nas bóias, sendo a chegada normalmente na frente do barco da CR (Comissão de Regata) ou pelo menos de um fiscal.

- também existe um limite de tempo para o último colocado cruzar a linha de chegada, sendo na classe Dingue, normalmente de 20 minutos.

sugestões de como acontece uma regata, são bem vindas!

 

 

 

       
  © 2009 Aprendendo a Velejar | O aprendiz de marinheiro | Termos de Uso | Downloads | Links | Livro de visitas | Contato